Logo principal sem fundo.png

CRM 109659 | RQE 2165511

PERGUNTAS FREQUENTES

ORGANIZEI UMA LISTA DAS DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE MEU TRABALHO.
FIQUE À VONTADE PARA ENVIAR A SUA!
1. O QUE É ENDOCRINOLOGIA INFANTIL?

Endocrinologia infantil é a área da pediatria que estuda os hormônios e suas funções em crianças e adolescentes.

2. MEU ENDOCRINOLOGISTA PODE ATENDER MEU FILHO?

O especialista adequado para o atendimento de crianças e adolescentes é o endocrinologista infantil, pois este profissional primeiro fez dois anos de residência médica em pediatria, conhecendo a fundo o funcionamento do corpo das crianças e adolescentes e depois mais dois anos de especialização em endocrinologia pediátrica, quando então estudou os hormônios e suas funções nessa faixa etária.

3. O QUE É PUBERDADE PRECOCE?

A puberdade precoce ocorre antes dos 8 anos, nas meninas, e dos 9 anos nos meninos. Nos meninos, o primeiro marco puberal acontece a partir do aumento do volume testicular. Já nas meninas, o processo se dá pelo desenvolvimento mamário, seguido pelo aparecimento dos pelos pubianos e axilares e o período menstrual. Isso acontece por inúmeros fatores como exposição da criança a hormônios (medicamentos, por exemplo), fatores genéticos, psicológicos e ambientais.

4. QUANDO É RECOMENDADO O BLOQUEIO DA PUBERDADE?

Uma vez diagnóstica a puberdade precoce, junto com a família discutimos as possibilidades de tratamento, sempre focado no bem-estar da criança. Em alguns casos é possível fazer o bloqueio puberal por meio de medicamentos que inibem a liberação dos hormônios que provocam a puberdade. Mas vale destacar que cada caso é único e precisa ser criteriosamente avaliado.

5. O QUE É ESTIRÃO DE CRESCIMENTO OU ESTIRÃO PUBERAL?

O estirão do crescimento ou estirão puberal é a fase da vida em que o ser humano cresce de forma acelerada, ganhando até 20% da estatura final. Esse período tem duração aproximada de dois a três anos. Geralmente, esse crescimento acentuado ocorre entre os 9 e os 14 anos nos meninos e 8 e 13 anos nas meninas.

6. QUANDO É RECOMENDADO O USO DE HORMÔNIO DO CRESCIMENTO?

Quando a criança apresenta ritmo baixo de crescimento, o que é detectado nas consultas de rotina, iniciamos uma criteriosa investigação. Se for detectada a ausência ou baixa produção de hormônio de crescimento e tivermos outros exames que mostrem que seja favorável, é indicado o uso do hormônio do crescimento.

 

Mas vale destacar que cada caso é estudado de forma individual, não havendo indicações padronizadas.

7. DIABETES INFANTIL TEM CURA?

Infelizmente ainda não temos cura para o diabetes melitus tipo 1, que é o tipo que atinge as crianças. Mas os avanços científicos e tecnológicos permitem que as crianças tenham uma excelente qualidade de vida, o que inclui participar das rotinas escolares, praticar esporte, viajar, etc.

8. O QUE É LIPODISTROFIA INSULÍNICA?

A lipodistrofia insulínica não é uma expressão muito comum no dia a dia, mas trata-se de uma condição que surge quando a insulina é aplicada diariamente – por meio de seringa ou caneta de aplicação – em um único local do corpo.

 

Quando não é feito um rodízio das áreas de aplicação, acontece uma distribuição irregular de gordura, ocasionando o surgimento desse problema e impedindo que o hormônio consiga agir da mesma forma nesse mesmo local. A consequência de tudo isso é a necessidade de aplicação de doses maiores para o efeito adequado da insulina.

 

Nódulos, inchaço e endurecimento da pele são alguns sintomas comuns, além do retardamento do atraso na absorção da insulina pelo corpo.

9. O QUE É HIPERTIREOIDISMO?

A tireoide é a glândula responsável pelo controle do metabolismo e pela produção dos hormônios essenciais para que os tecidos e órgãos funcionem bem. Quando há um funcionamento em ritmo acelerado da tireoide chamamos de hipertireoidismo. Quando o hormônio é produzido em grande quantidade, o funcionamento é mais rápido do que o normal, resultando em falta de concentração, irritabilidade, temperamento emotivo, diarreia, mãos trêmulas, entre outros sintomas.

10. O QUE É HIPOTIREOIDISMO?

Acontece quando a tireoide produz uma baixa quantidade de hormônio, que pode causar na criança dificuldade no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de ossos e dentes. Além de cansaço e sonolência, constipação e problemas na alimentação, como dificuldade de deglutição.

11. GINECOMASTIA: QUAIS SÃO AS CAUSAS DESSA CONDIÇÃO?

Ginecomastia é o aumento e desenvolvimento do tecido mamário em meninos.

 

Em geral, esse quadro surge a partir dos 9 anos de idade e tem relação com a puberdade e as mudanças hormonais deste período. Algumas doenças hormonais também podem contribuir, como obesidade, hipogonadismo, hiperprolactinemia e doenças tumorais, como tumores testiculares, por exemplo.

 

Sendo assim, o aumento do volume da mama em meninos pode ser normal, mas há necessidade de uma investigação e o acompanhamento sobre as possíveis causas.

12. A ALTA ESTATURA DO MEU FILHO DEVE SER MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO?

Existem crianças que apresentam um crescimento fora do comum, sem serem filhos de pais com alta estatura. Nestes casos, a recomendação é fazer uma investigação criteriosa, já que esse crescimento anormal pode ter como causa a puberdade precoce, síndromes genéticas, obesidade exógena, hipertireoidismo ou gigantismo, entre outras anormalidades. Vale pontuar ainda que, mesmo assim, nos deparamos com crianças que crescem muito sem nenhuma causa específica.

13. A BAIXA ESTATURA DO MEU FILHO DEVE SER MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO?

O crescimento é considerado irregular quando a altura está abaixo do percentil 3 ou menor que -2 desvios padrões no gráfico de crescimento, por exemplo. Para saber se seu filho está crescendo normalmente, não deixe de lado as consultas periódicas com o pediatra. Só o acompanhamento constante, de acordo com a indicação para cada idade, pode mostrar o progresso e se isso está dentro da normalidade, conforme o padrão mundial.

14. O QUE SÃO DESREGULADORES ENDÓCRINOS?

Os desreguladores endócrinos, também conhecidos como disruptores endócrinos, são substâncias químicas presentes em muitos produtos e materiais que podem interferir no funcionamento do sistema endócrino humano. O sistema endócrino é responsável pela produção, liberação e regulação de hormônios no organismo, que desempenham papéis vitais no desenvolvimento, crescimento, reprodução, metabolismo e função imunológica.

 

Os desreguladores podem limitar ou bloquear a ação dos hormônios naturais do corpo, interferindo em suas funções normais. Essas substâncias podem ser encontradas em uma variedade de produtos comuns, como plásticos, pesticidas, produtos de cuidados pessoais e químicos industriais, alimentos processados e até mesmo em certos medicamentos.

AGENDE SUA CONSULTA